Medicina Tradicional Chinesa

O que é?

A medicina tradicional chinesa (MTC), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional usadas na China e desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.

Esta é composta por vários métodos e técnicas de tratamento, sendo as mais importantes a Acupuntura, a massagem Tui Na, Chi Kung e a Fitoterapia chinesa.

 

Como é feita a avaliação?

Na consulta é feita uma avaliação e diagnóstico do estado de saúde de acordo com os princípios de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de meridianos (canais energéticos) do corpo humano.

 

Na consulta podem ser incorporados tratamentos como:

  • Acupuntura – consiste na aplicação de agulhas, em pontos específicos do organismo para obter efeito terapêutico nas diversas patologias.
  • Massagem Tui Na – é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada em conjunto com outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.
  • Moxabustão – Consiste na aplicação de calor em ponto ou regiões do corpo como forma de melhorar e tonificar o sistema.
  • Fitoterapia Chinesa – Consiste no uso de plantas e suplementos para fins terapêuticos
  • Auriculopuntura – através da aplicação de agulhas ou esferas na orelha, são conseguidos resultados muito interessante no controlo de inúmeras patologias.

 

Duração da Consulta

As consultas tem a duração aproximada a 1hora

De acordo com a avaliação inicial poderá ser recomendado o tratamento mais prolongado com alguns dos tratamentos mencionados.

 

Responsável pela consulta

Prof. Alfredo Castanho