Sabemos que a fibra faz bem mas o porquê de fazer bem é uma área mais desconhecida.
Um dos grandes benefícios da fibra é o facto desta prolongar a absorção dos hidratos de carbono após uma refeição.
Como podemos ver no gráfico, sempre que há ingestão de alguma forma de hidratos de carbono, os níveis de açúcar no sangue sobem e a sensação de fome é saciada temporariamente.
A grande diferença entre a linha vermelha e a laranja é que no consumo de hidratos com fibra (como ocorre com os cereais integrais ou legumiosas), os níveis de açúcar são mais estáveis ao longo do dia e a sensação de saciedade após uma refeição prolonga-se por mais tempo.
Os hidratos de carbono de absorção rápida (sem fibra), como é o caso do arroz branco, batata branca e farinhas em geral elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue o que obriga a uma libertação rápida de insulina.
Esta libertação rápida de insulina é um dos fatores responsáveis pelo aumento de peso e pela sensação de fome pouco tempo após a refeição.
Uma pessoa que não privilegia os cereais integrais e evita o consumo de fibra, sofre do que é conhecido como picos de fome ao longo do dia que tendem a gerar irritabilidade, nervosismo e cansaço… até haver um novo pico de açúcar no sangue (com o consumo de algum snack).
Se é uma pessoa que constantemente tem que estar a petiscar ou se sente fraca/irritada ao saltar uma refeição então sem dúvida que deve procurar fazer esta mudança.
Extra: Para começar experimente trocar a batata branca por batata doce e o arroz branco por arroz integral.