Como escolher uma boa água para beber

Tal como o planeta, o ser humano é cerca de 70% de água, como tal,
é fundamental perceber e conhecer qual a melhor água para o nosso corpo.

agua alcalina ionizada antioxidante saude naturena melhor agua equipamento agua ph ORP

Fontes habituais de água para consumo humano

 

Água da rede

Geralmente a água da rede está bem desinfetada devido ao uso de cloro, contudo este gás é extremamente tóxico para o corpo e, especialmente para a tiróide. Para além disso, a água da rede contem vários tóxicos entre eles: pesticidas, hormonas, resíduos de medicamentos, metais pesados, etc. É uma água geralmente neutra/ácida, oxidante e destruturada, ou seja, é uma água morta com vários riscos associados.

 

Água engarrafada
Colhidas geralmente de uma nascente pura, são águas isentas de cloro mas que após viajarem centenas de quilómetros, estarem engarrafas há várias semanas e estarem expostas ao calor acabam por perder a vitalidade (água morta/destruturada) e por absorver moléculas tóxicas do plástico tais como o bisfenol-A (BPA) e xenoestrogénios

 

Água da mina/furo
É geralmente uma opção mais saudável (assegurando que a água não esteja contaminada), pois trata-se de uma água corrente (água viva). É preciso prestar atenção também a possíveis contaminações no subsolo por explorações agrícolas que libertam pesticidas, fertilizantes com nitratos, etc.

4 características de uma água saudável

1) Filtrada & Desinfetada

Tanto uma água tratada nas ETAR’s que nos chega pela rede como uma água de mina ou furo está sujeita a contaminação por fatores orgânicos, inorgânicos, radiológicos e microbianos.

Entre os poluentes mais comuns encontramos o Cloro, Fluoretos, Antibióticos, Hormonas, Pesticidas, Bisfenol, Halometanos, Metais Pesados (Arsénio, Cádmio, Chumbo, Alumínio, Cobre..), Nitratos, Nitritos, Radão, etc..

A filtragem com carvão ativo (e por vezes desinfeção por luz UV) é um primeiro passo fundamental para qualquer água de consumo humano.

 

Clique na imagem ao lado para ampliar e conhecer alguns dos contaminantes mais comuns >>

agua alcalina ionizada antioxidante saude naturena melhor agua equipamento agua ph ORP

2) Anti-oxidante

Todos sabemos o valor de consumir alimentos ricos em anti-oxidantes (frutas, vegetais, vitamina C, etc..) e que substâncias oxidantes (Cloro, Fluoretos, refrigerantes, etc…) são prejudiciais para o corpo pois envelhecem as células mais rapidamente e libertam radicais livres (causadores de processos inflamatórios e oncológicos).

 

É preciso saber que o corpo está constantemente em oxidação (devido à presença de oxigénio e outros radicais livres) e que é graças aos antioxidantes que consumimos e produzimos que estamos salvos de desenvolver muitas doenças. Quando o grau de doença é elevado ou o nível de antioxidantes disponíveis no corpo é baixo o prognóstico não é favorável.

O poder antioxidante de um alimento é geralmente medido em ORAC’s e quanto maior o valor, mais poder anti-oxidante este vai ter

Ver imagem ao lado >>>

orac agua alcalina equipamento agua antioxidante

Enquanto que para alimentos se utiliza a medida em ORAC, quando falamos em líquidos o poder anti-oxidante é avaliado em ORP. Quanto mais negativo o valor, mais poder antioxidante este vai ter (pois contem mais “corrente elétrica” – vida!)

Tal como mencionado acima, a água da torneira devido ao cloro e contaminantes é oxidante e mesmo a água embalada é uma “água morta” por vezes com efeito oxidante devido ao plástico em que está embalada.

Por seu lado, as águas de mina apresentam geralmente efeitos antioxidantes positivos.

Um equipamento que ionize a água (através do processo de electrólise separa o H+ da molécula OH-) torna-a extremamente antioxidante com um poder de ORP que pode ir de -300 a -600mV. Ou seja, é uma água com vida (carregada de “eletricidade”).

Quanto maior for o consumo de antioxidantes no dia-a-dia, mais protegidos estamos contra o envelhecimento e aparecimento de doenças e a água é uma óptima forma de o fazer (especialmente se o consumo de vegetais e fruta for insuficiente)

 

agua alcalina ionizada antioxidante saude naturena melhor agua equipamento agua ph ORP

3) pH alcalino

O pH da água não é dos aspetos mais importantes a considerar pois o impacto que o pH da água tem sobre o corpo é muito reduzido (seria preciso mais de 100L de água alcalina para conseguir ter o mesmo efeito sobre o pH do corpo que se consegue ao comer uma peça de fruta!).

O pH da água está muito relacionado com o seu teor de sais dissolvidos…. aliás, basta adicionar um pouco de sal na água para a tornar mais alcalina! Ou seja, a tendência de comprar águas alcalinas é desproporcional ao seu impacto na saúde.

É importante esclarecer que o pH da água e dos alimentos não mudam o pH do nosso sangue pois este é muito bem regulado e poderia ser fatal se saísse do seu normal (entre 7,35 e 7,45).

O consumo de alimentos com efeito alcalinizante é deveras muito importante… não porque torna o sangue alcalino, mas sim porque ajuda o tecido intersticial (tecidos e outros líquidos do corpo) a manter um pH mais alcalino que por seu lado ajuda a dissolver melhor o oxigénio e a prevenir acumulação de substâncias ácidas nos tecidos e órgãos.

É importante lembrar que para o corpo produzir energia (através do processo de respiração celular nas mitocôndrias) o corpo liberta ácido carbónico que é acidificante. De modo a compensar esta acidez o corpo usa certos minerais como o cálcio e o fósforo para ajudar a neutralizar estes compostos ácidos e manter o pH do sangue estável. Se o nível de acidez dos tecidos for muito elevado (por consumo exagerado de proteínas animais, hidratos simples, açúcar, refrigerantes, etc.), o uso do fósforo e do cálcio (armazenado em grande parte nos ossos) vai ser mais acelerado o que pode promover a osteoporose.

Esta é a razão pela qual o consumo de leite de vaca, embora contendo cálcio, descalcifica os ossos – devido ao seu teor excessivo de proteína para o ser humano.

É recomendável consumir uma água que não seja ácida (pH <7.0), ou seja, podemos e devemos, se possível, optar por uma água mais alcalina (PH >9.5) fora das refeições (pois não se deve beber água às refeições).

 

agua alcalina ionizada antioxidante saude naturena melhor agua equipamento agua ph ORP 2

4) Estruturada / Microclusters

Este é um dos aspetos mais desconhecidos sobre as propriedades da água e, possivelmente, um dos mais importantes.

Todos sabemos que a molécula de água (H2O) contem 2 átomos de hidrogénio e um de oxigénio. O que muitos desconhecem é que as moléculas de água nunca estão isoladas, mas geralmente agregadas em grupos (chamados clusters).

Nos alimentos a água encontra-se sempre numa forma microestruturada (ou seja, em agrupamentos com poucas moléculas 4-6). Esta configuração permite que a água seja mais facilmente absorvida e hidratante. Por seu lado, uma água que esteja morta (de torneira ou engarrafada) acaba por perder esta configuração natural e por formar agregados moleculares maiores – o que torna esta água menos hidratante.

 

A água dos alimentos (vegetais, fruta, etc) e de fontes naturais contem este tipo de configuração e, idealmente, este seria o tipo de água que devemos preferir.

Outras factos sobre água a alcalina, ionizada e estruturada

– A água ionizada tem um efeito muito benéfico quando aplicado sobre a pele (geralmente com pH neutro ou levemente ácido)
– Pelo seu poder antioxidante demonstra efeitos anticancro e inclusivamente na prevenção de metástases (ver referências científicas abaixo)
– Protege células neuronais de stress oxidativo
– Confere proteção contra doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson)
– Melhora o perfil metabólico de pacientes diabéticos
– Plantas regadas com agua ionizada crescem mais depressa e desenvolvem menos doenças
– Animais que bebem agua ionizada sofrem menos doenças bacterianas e gozam de melhor saúde
– A água engarrafada contem microplásticos que tem efeitos estrogénicos no corpo humano.

Alguns artigos científicos que validam os efeitos benéficos da água ionizada, alcalina e estuturada

 

  1. Lee MY, Kim YK, Ryoo KK, Lee YB, Park EJ. Electrolyzed-reduced water protects against oxidative damage to DNA, RNA, and protein. Appl Biochem Biotechnol. 2006 Nov;135(2):133-44. doi: 10.1385/abab:135:2:133. PMID: 17159237. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17159237/
  2. Hanaoka, K. Antioxidant effects of reduced water produced by electrolysis of sodium chloride solutions. Journal of Applied Electrochemistry 31, 1307–1313 (2001). https://doi.org/10.1023/A:1013825009701https://link.springer.com/article/10.1023/A:1013825009701
  3. – Gadek, Z., Li, Y., & Shirahata, S. (2006). Influence of natural reduced water on relevant tests parameters and reactive oxygen species concentration in blood of 320 diabetes patients in the prospective observation procedure. Animal Cell Technology:Basic & Applied Aspects pp 377-385. (https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F1-4020-4457-7_51)
  4. Kim, Mi-Já. Et Al. Preservative effect of electrolyzed reduced water on pancreatic β-cell mass in diabetes db/db mice. Pharm. Bull. 30(2) 234-236 (2007).
  5. Kashiwagi et Al. Electrochemically reduced water protects neural cells from oxidative damage. Oxidative Medicine and Cells Longevity. Vol. 2014. Artical ID 869121,18 pages (http://dx.doi.or/10.1155/2014/869121
  6. Chia-Fang TSAI, et al. Enhanced Induction of Mitochondrial Damage and Apoptosis in Human Leukemia HL-60 Cells Due to Electrolyzed-Reduced Water and Glutathione, Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, 73:2, 280-287, DOI: 10.1271/bbb.80413
  7. Toru Ishibashi, et al. Consumption of water containing a high concentratio of molecular hydrogen reduces oxidative stress and disease activity in patients with rheumatoid arthritis: an open-label pilot study. Ishibashi et al. Medical Gas Research 2012, 2:27. (http://www.medicalgasresearch.com/content/2/1/27
  8. Li, Yupin Et Al. Suppressive effects of electrolysed reduced water on alloxan-induced apoptosis and type 1 diabetes mellitus. Cytotechnology (2011) 63: 119-13
  9. Oda M. Et Al. Electrolyzed and Natural Reduced Water Exhibit Insulin-Like Activity on Glucose Uptake into Muscle Cells and Adipocytes. Animal Cell Technology: Products from Cells, Cells as Products, pp 425-427 (199
  10. Kajiyama, Sizuo Et Al. Supplementation of hydrogen-rich water improves lipid and glucose metabolism in patients with type 2 diabetes or impaired glucose tolerance. Nutrition Research 28 (2008) 137-14
  11. Jun YE, Yuping LI, Takeki Hamasaki et al. Inhibitory Effect of Electrolyzed Reduced Water on Tumor Angiogenesis. Pharm. Bull. 31(1) 19—26 (2008).
  12. Sanetaka Shirahata, Takeki Hamasaki and Kiichiro Teruya. Advanced research on the health benefit of reduced water. Trends in Food Science & Technology 23 (2012) 124e131 Lee, K-J, Et Al. Anticancer effect of alkaline reduced water. Journal of International Society of Life Information Science 22(2), 302-305, 2004-09-01 – NII Article ID (NAID) 11000108032
  13. Vorobjeva NV. Selective stimulation of the growth of anaerobic microflora in the human intestinal tract by electrolyzed reduced water. Med Hypotheses. 2005;64(3):543-6. PMID: 15617863 DOI: 10.1016/j.mehy.2004.07.038 [Indexed for MEDLINE]
  14. Takashi Hayakawa, et al., Physiological effects of alkaline ionized water: Effects on metabolites produced by intestinal fermentation.  https://www.researchgate.net/publication/23879274
  15. Yuji Naito et al, Effects Of Alkaline Ionized Water On Gastric Mucosal Injury Induced By Aspirin In Rats. Artificial Organs. 21(11):1224, NOV 1997
  16. Tashiro, Hirokazu, et al. Clinical evaluation of alkaline ionized water for abdominal complaints: Placebo controlled double blind tests. Functional Water Foundation. Abstract Papers of the 6th Symposium on Functional Water, 1999.
  17. Cinzia Nasuti, Donatella Fedeli, Laura Bordoni, Maura Montani, Ivan Dus, Rosita Gabbianelli. Effect of Electrolyzed Reduced Water in ana Animal Model of Parkinson-Like Disease. J Nutrigenet Nutrigenomics 2016; 9: 1-23. DOI: 10.1159/000448866
  18. Taichi Kashiwagi, Hanxu Yan, Takeki Hamasaki, Tomoya Kinjo, Noboru Nakamichi, Kiichiro Teruya, Shigeru Kabayama, and Sanetaka Electrochemically Reduced Water Protects Neural Cells from Oxidative Damage. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, Volume 2014, Article ID 869121, 18 pages. http://dx.doi.org/10.1155/2014/86912
  19. Hanxu Yan, Taichi Kashiwaki, Takeki Hamasaki, Tomoya Kinjo, Kiichiro Teruya, Shigeru Kabayama, Sanetaka Shirahata. The neuroprotective effects of electrolyzed reduced water and its model water containing molecular hydrogen and Pt nanoparticles. BMC Proceedings 2011, 5(Suppl 8): P69 http://www.biomedcentral.com/1753-6561/5/S8/P
  20. Stefan Spulber, Karin Edoff, Lie Hong, Shinkatsu Morisawa, Sanetaka Shirahata, Sandra Ceccatelli. Molecular Hydrogen Reduces LPS-Induced Neuroinflammation and Promotes Recovery from Sickness Behaviour in Mice. PLoS ONE: www.plosone.org. July 2012, Volume 7, Issue 7, e42078, 12 pages. doi: 10.1371/journal.pone.004207
  21. Kyota Fujita, Toshihiro Seike, Noriko Yutsudo, Mizuki Ohno, Hidetaka Yamada, Hiroo Yamaguchi, Kunihiko Sakumi, Yukiko Yamakawa, Mizuho A. Kido, Atsushi Takaki, Toshihiko Katafuchi, Yoshinori Tanaka, Yusaku Nakabeppu, Mami Noda. Hydrogen in Drinking Water Reduces Dopaminergic Neuronal Loss in the 1-methyl-4-phenyl-1,2,3,6-tetrahydropyridine Mouse Model of Parkinson’s Disease. PLoS ONE: www.plosone.org. September 2009, Volume 4, Issue 9, e7247, 10 pages. doi: 10.1371/journal.0007247.
  22. Gu, C. S. Huang, T. Inoue et al., Drinking hydrogen water ameliorated cognitive impairment in senescence-accelerated mice. Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, vol. 46, no. 3, pp. 269–276, 2010. doi:10.3164/jcbn.10-

Quer saber como obter este tipo de água para a sua casa?

Contacte-nos por telefone ou e-mail

Contactos e Marcações