EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)

EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing

quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular.

 

Trata-se de um poderoso método psicoterapêutico, eficiente no tratamento de experiências perturbadoras, desenvolvido em 1987 pela Drª Francine Shapiro, psicóloga americana, e utilizada para o tratamento da Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT).

 

A quem se destina?
Atualmente, tem sido eficaz também no tratamento de outras perturbações da saúde psicológica, tais como na ansiedade, depressão, dor crónica, luto, dependência química, perturbações da alimentação, transtorno bipolar e doenças psicossomáticas.

 

Como funciona?
Através da estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais, promove-se a dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas. O terapeuta ajuda o paciente a lembrar-se e a focar-se numa experiência traumática, ao mesmo tempo que realiza séries de estímulos bilaterais, que podem ser visuais (por exemplo, seguir com os olhos o movimento do dedo do terapeuta de um lado para o outro), auditivos (por exemplo, ouvir sons bilaterais) ou táteis (por exemplo, receber toques alternados nas mãos ou joelhos). Esta estimulação bilateral é usada para dessensibilizar a carga negativa da memória e reprocessá-la de maneira a que essa memória ainda seja recordada, mas sem o efeito perturbador associado.

 

Responsável pela consulta

Drª. Sílvia Gomes

Contactos e Marcações