Olá!
Desde que entrei na Macrobiótica que os vegetais escaldados passaram a entrar sempre no prato!
São muito fáceis e rápidos de preparar, dão-nos frescura, flexibilidade e leveza, constituem um bom aporte de fibras e minerais e, principalmente as folhas verdes, ajudam-nos a depurar dos excessos! O que dá sempre jeito! 😜
Além disso, ficam com uma textura crocante que adoro!!
Convencidos(as)? Então, vamos a isso!
Apenas necessitamos de água a ferver com uma pitada de sal marinho integral e vegetais cortados a gosto. De seguida, basta mergulhar os vegetais na água a ferver em lume forte e retirá-los assim que a sua cor esteja ainda mais viva (o tempo varia consoante os vegetais e tipo de corte usado)!
Depois temperem como mais gostarem (há molhos deliciosos!) mas, por exemplo, com um fio de azeite e umas gotas de sumo de limão ou apenas com sumo de limão ou vinagre de arroz, num fase em que queiram desintoxicar ou perder peso. Experimentem!
Se usarem vegetais diferentes é preferível escaldar uns de cada vez pois os tempos de cozedura são geralmente diferentes. E não deitem fora a água da cozedura! Usem-na numa sopa, na cozedura de um arroz ou até para beber morna é ótima!
Uma outra opção é cozerem os vegetais a vapor, também de modo a ficarem crocantes e com uma cor viva!
Experimentem porque este é dos melhores acompanhamentos que podem ter no prato e, aproveitem todas as folhas verdes maravilhosas que temos no nosso país! E, claro, de origem orgânica se vos for possível!
Se tiverem miúdos ou graúdos resistentes aí em casa façam uns cortes mais apelativos como eu fiz com estas cenouras! 😉
Vamos comer de forma natural e ser felizes? 😍