O que visitar

Rio Neiva e Praias Fluviais

rio neiva
O rio Neiva nasce na Serra de Oural em Vila Verde e desagua em Viana do Castelo (entre Castelo do Neiva e Antas).
Todo este percurso das margens do rio é ótimo para caminhadas, prática de animação ambiental, etc.
Distância: 750m – 3km

Ponte Seca de Durrães

ponte
Datada do século XIX, também conhecida como Viaduto de Durrães, tem 22 metros de altura e 255 metros de comprimento. Os 16 arcos de volta redonda em cantaria, todos iguais, atingem, cada um, oito metros e meio de vão. Os arcos estão assentes em sólidos pilares do mesmo género de cantaria.
Distância: 1.4km

Parque das Valinhas

valinhas
Localizado na Serra da Padela, em local paradisíaco sob vegetação autóctone e com excelentes acessos. Possui lago com peixes e nenúfares, campo de jogos de malha, um vasto arvoredo a oferecer sombra e uma zona com mesas e bancos em pedra para piqueniques.
Distância: 4.4Km

Azenha da Almerinda (Parque de Merendas)

azenha
Parque de merendas e praia fluvial junto à Azenha da Almerinda. Local bastante sombreado, permitindo um passeio descontraído pelas margens do Rio Neiva.
Distância 9.2Km

Santuário de Santa Luzia

staluzia
Assumindo-se como o “ex libris”” e cartão-de-visita da cidade de Viana do Castelo, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente, panorama considerado o 3º melhor do mundo, segundo a National Geographic (1927).
Distância: 24Km

Igreja Matriz de Durrães

igreja
Com uma fantástica vista sobre as terras ao redor, esta é uma paragem obrigatória para todos os que por aqui passam.
Distância: 950m

Santuário Nossa Senhora da Aparecida

santuario
O Santuário foi construído no local onde, segundo a tradição Nossa Senhora teria aparecido em 1702 ao pastor João Alves, cujo corpo jaz no interior da capela. A capela está construída sobre um grande rocha, local da aparição.
A romaria anual da Senhora da Aparecida realiza-se no dia 15 de agosto.
Distância: 3.7Km

Praia Fluvial Ponte das Tábuas

fluvialtabuas
A Ponte das Tábuas situa-se na extrema das freguesias de Aguiar, Balugães e Cossourado, e está documentada desde 1135, tendo sido beneficiada durante os inícios do século XVII, por ocasião da reforma viária da Dinastia Filipina.
Hoje, ainda é calcorreada por dezenas de peregrinos que todos os dias seguem pelo território de Barcelos, em direção a Santiago de Compostela.
Distância: 3.9Km

Praia do Cabedelo

cabedelo
Esta é a primeira praia, a sul do Rio Lima, sendo constituída por dois espaços. Uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caracterizada por ventos fortes, sendo ideal para a prática de desportos radicais e windsurf. Do lado sul, do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente.
Distância 18Km