O que é?
A Naturopatia integrativa é a medicina baseada no poder de cura da natureza. Um sistema holístico, ou seja, o naturopata tem como objetivo olhar para a pessoa como um todo, prevenir e encontrar a causa da doença pela compreensão bioquímica, genética, estrutural e emocional de cada pessoa. Deste modo, a pessoa é vista como um individuo único e cada abordagem terapêutica é personalizada de modo a promover o autoequilíbrio do organismo.
Existe duas áreas de foco em naturopatia: uma é apoiar as habilidades de cura do próprio corpo, e o outro é capacitar as pessoas a fazerem mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível.
A naturopatia enfatiza a prevenção, proporcionando estratégias e ferramentas para evitar doenças e manter um estado de saúde ótimo. Através de métodos naturais e não invasivos, intervimos em doenças crónicas, onde a inflamação de baixo grau está bem presente, doenças autoimunes, saúde digestiva, hormonal e ginecologia natural, reduzir o stress, ansiedade e apoiar em casos de burnout, resistência à insulina, sono, entre muitos outros. Com recurso à alimentação natural e anti-Inflamatória, detox, estratégias antioxidantes, fitoterapia, florais de Bach, iridologia, terapia ortomulecular, microscopia de campo escuro, termografia.
“A Naturopatia é a terapêutica que estuda as propriedades e aplicações dos elementos naturais, a fim de prevenir a doença e manter, promover e restaurar a saúde, recorrendo ainda ao aconselhamento dietético naturopático e à orientação sobre estilos de vida e utilizando a fitoterapia, a homeopatia, a hidroterapia, a geoterapia, as terapias da manipulação e outros métodos afins.” – Portaria n.º 207-A/2014. Tal como qualquer outra prática profissional dos sistemas de saúde, a naturopatia é regulada pelo Ministério da Saúde.
Para quem é indicada esta consulta?
Esta consulta está indicada tanto para pessoas saudáveis que apenas procurem fazer um ‘check-up’ e prevenir possíveis desequilíbrios, bem como para pessoas já com doenças ou medicação crónica que procuram, através de uma abordagem integrativa, melhorar o seu estado de saúde.
Como é feita a avaliação?
Para além dos métodos tradicionais da medicina convencional (anamnese, exame objetivo e exames), na consulta podem ser incorporados outros métodos de avaliação complementar que permitem avaliar mais profundamente e detectar mais precocemente possíveis disfunções do organismo.
Dentro dos métodos de avaliação complementar poderão ser utilizadas várias ferramentas tais como:
- Avaliação do Sangue em microscopia de sangue escuro
- Avaliação Bioeletrónica do sangue, urina e saliva
- Avaliação da Iris
- Avaliação segundo a Naturopatia
- Avaliação de critérios morfológicos e psíquicos segundo a Medicina Tradicional Chinesa
- Avaliação biomorfológica e alimentar segundo o Yin/Yang
- Exames genéticos
- … entre outras
Qual é a duração de uma consulta?
Na primeira consulta para além de ser recolhida a história completa do paciente e dos seus sintomas são também avaliados vários parâmetros biológicos e feitos alguns testes.
A duração aproximada desta primeira consulta é entre 1:30 e 2h:00m
Caso seja necessário consultas posteriores, a sua duração ronda 1h a 1:30m.