O que é?
A microfisioterapia, também conhecida por microkinesiologia é uma técnica manual subtil desenvolvida na França na década de 80 que através de toques suaves em determinadas zonas do corpo permite detectar e tratar variados tipos de patologia.
No sistema da microfisioterapia existem mapas corporais específicos (similares aos meridianos da Medicina Oriental) e gestos manuais específicos que são utilizados com a finalidade de identificar e corrigir a causa primária de uma doença.
Como é feita
Através de uma investigação micropalpatória, é possível detectar a causa responsável dos sintomas que a pessoa pode estar a sentir. Uma vez detectado local do problema, através de movimentos de correcção específicos, o corpo é estimulado a desencadear o processo de autocura.
A aplicação da técnica é feito com o paciente deitado numa maca, de preferência com roupas leves.
Situações onde é indicada esta consulta
- Síndrome do Pânico
- Depressão comum e bipolar
- Alergias em geral
- Dores físicas
- Traumas físicos
- Traumas emocionais
- Problemas respiratórios
- Fibromialgia
- Ansiedade
- Fobias
- Problemas escolares
- Falta de atenção e concentração
- Hiperatividade
- Agressividade
O que acontece depois da sessão?
O trabalho de autocura que o corpo desenvolve após a sessão, pode provocar algum cansaço durante um ou dois dias, por isso, é indicado que o paciente descanse após a sessão e não realize esforço físico desnecessário.
Para reduzir o cansaço e auxiliar o processo, aconselha-se a ingerir 1,5 a 2 litros de água por dia, nos dias subsequentes à sessão, a fim de facilitar o trabalho de purificação interna.
Qual é a duração da consulta?
Uma sessão de microfisioterapia dura entre 45 a 60 minutos,
Geralmente já é possível notar melhora significativa após a primeira sessão. Porém, em alguns casos, podem ser necessárias mais duas ou três sessões até o pleno restabelecimento do paciente.
Responsável pela Consulta
Dr. Paulo Fonseca