A boca abriga uma grande variedade de microrganismos como bactérias, fungos e protozoários que, por vezes, podem causar cáries, gengivites e outros problemas dentários. A técnica de oil pulling consiste em bochechar óleo, permitindo que as bactérias fiquem retidas na solução oleosa. Isto ajuda a reduzir a placa bacteriana, melhorar a saúde das gengivas e reduzir a inflamação, criando um ambiente oral mais saudável. Além disso, o oil pulling pode clarear os dentes naturalmente, removendo manchas e melhorando o mau hálito, frequentemente causado por um desequilíbrio na microbiota oral.
A técnica deve ser realizada de manhã, em jejum, idealmente após limpar a língua com um raspador de cobre para remover a saburra acumulada durante a noite. Começa-se por bochechar 1 colher de sobremesa/sopa de óleo pela boca e entre os dentes durante cerca de 20 minutos. No início, este tempo pode parecer longo; por isso, recomenda-se começar com 3 a 5 minutos e aumentar gradualmente. Após bochechar, deve-se cuspir o óleo, enxaguar a boca com água morna e lavar os dentes com uma pasta de dentes natural e sem flúor.
Oil pulling é uma técnica simples e antiga da Medicina Ayurvédica que utiliza óleos naturais para desintoxicar e higienizar a cavidade oral. Esta prática, que acredita-se ser utilizada há mais de 3 mil anos na Índia, tem ganhado popularidade em todo o mundo nos últimos anos.
Notas importantes:
Nunca engolir o óleo, pois contém bactérias e toxinas removidas da boca e também não deitar o óleo no lavatório, uma vez que pode solidificar e entupir os canos (principalmente se usar óleo de coco), descarte-o num caixote do lixo ou na terra.
O óleo de coco é o mais utilizado devido aos seus benefícios anti-inflamatórios, antifúngicos e antibacterianos. No entanto, outros óleos como o de sésamo, girassol ou azeite também podem ser usados, desde que sejam biológicos para garantir que não contém toxinas. Esta técnica de higienização oral é mais saudável e natural do que bochechar com elixires com ingredientes químicos.
Integrar esta técnica na sua rotina diária pode não só melhorar a saúde oral, mas também contribuir para uma sensação geral de bem-estar. Enquanto pratica o oil pulling, pode aproveitar para realizar outras atividades matinais, como tomar um duche ou preparar o pequeno-almoço.
Apesar dos benefícios, o uso do oil pulling não substitui a escovagem diária dos dentes, o uso regular de fio dentário, nem visitas frequentes ao dentista. É essencial manter uma boa higiene oral, e o oil pulling pode ser uma ferramenta adicional para melhorar o seu bem-estar diário. Para obter os melhores resultados, pratique-o diariamente, a consistência é fundamental para maximizar os benefícios desta técnica.
Desde criança que vejo a minha mãe de volta das suas plantas e vasos, de todas as cores e feitios, sempre admirei o tempo, o amor e prioridade que lhes dedicava (e dedica), com muita pena minha não adotei esta paixão dela, mas sempre tive uma conexão bonita com a natureza, sempre fui uma criança de passar horas no mar, no rio, de pés descalços na terra, deitar na relva e contar as estrelas do céu.
Nunca achei que a minha profissão, seria a minha paixão – ensinar as pessoas a reconectarem-se com a (sua) natureza, relembrar as suas necessidades mais básicas para autocura e equilíbrio interno. Fazer uma alimentação natural e anti-inflamatória, equilibrar os níveis de stress, movimentar o corpo, ter um sono reparador, saber desacelerar, a importância da hidratação, e fazer uma suplementação individualizada.
Espero também poder ajudar-te neste processo tão bonito de reconexão contigo.