“xeno” deriva do grego e significa estranho ao organismo.
“estrogénios” são uma classe de hormonas sexuais (que existe tanto homem como na mulher!)
Xenoestrogénios são portanto substâncias químicas que ‘imitam’ as nossas hormonas, interferindo por isso em inúmeros sistemas do corpo.
São considerados disruptores hormonais!
São fundamentalmente encontrados em produtos derivados do plástico; detergentes domésticos; pesticidas; tintas para o cabelo; produtos de cosmética; no fumo do cigarro, entre outros.
O consumo de alimentos contaminados constituí uma das principais fontes dos xenoestrogénios e alguns deles estão maioritariamente presentes na parte gordurosa do alimento.
Ao contrário das hormonas do nosso corpo, os xenoestrogéneos requerem apenas uma pequena quantidade no nosso organismo para fazerem estragos. Isto ocorre pois muitos ligam-se irreversivelmente a recetores das nossas células e, como são mais dificilmente metabolizados pelo fígado, o seu efeito nocivo acaba por perdurar.
Doenças relacionadas com exposição a xenoestrogénios
Reduza o consumo de alimentos processados
São habitualmente embalados e ricos em gordura (onde estão presentes a maior parte dos contaminantes)
Evite tupperwares de plástico
Prefira os de vidro
Evite garrafas de plástico
Exposta ao sol e com o passar do tempo, substancias presentes no plástico das garrafas contaminam a água. Prefira garrafas de vidro
Evite roupa com plásticos (nylon, poliéster, elastano, poliamida)
Em contacto com o suor e pH da nossa pele, absorvemos (especialmente na roupa interior) substâncias tóxicas destes plásticos. Utilize apenas roupa interior de algodão
Não aqueça a comida em recipientes de plástico
Seja em banho-maria, microndas ou outro… prefira o vidro ou ceramica.
Cuidado com a cosmética!
Muitos dos compostos já aparecem descritos no rótulo dos alimentos/cosméticos (ex: bisfenol A, ftalatos).
Use apenas cosmétida Biológica
Opte pelos alimentos biológicos
O peixe de aquacultura, hortícolas e frutas de agricultura intensiva apresentam maiores quantidades destes contaminantes para além de pesticidas e metais pesados
Troque de Frigideira
Os anti-aderentes (teflon e afins), libertam substâncias plásticas plásticas que acabamos por comer. Utilize frigideiras com antiaderentes naturais (pedra, ceramica…)
Reduza o consumo de peixe
Estes tem cada vez mais microplásticos e metais pesados que prejudicam a saúde.
Compre ou instale um filtro de água
A água da rede vem regularmente contaminada com este e outros tóxicos.
Se precisar de apoio a escolher um bom filtro doméstico, contacte-nos.
Use apenas detergentes ecológicos
Detergentes convencionais apresentam valores significativos destes compostos que posteriormente absorvemos através da pele.
Cuidado com a gordura animal
Animais criados para abate são frequentemente injetados com grandes quantidades de hormonas de para ter um crescimento mais acelerado ou aumentar a produção de leite.
Lacticínios
Leite, queijo,, iogurte, manteiga e outros derivados do leite contem estrogénios de vaca/cabra/ovelha que excessivos para o ser humano adulto.
Esteja atento!
Os xenoestrogénios são um inimigo silencioso e estão na causa/promoção de centenas de doenças da atualidade e desregulação hormonal nos homens e mulheres.