Tomar um suplemento de vitamina D3 reduz o risco de uma pessoa de câncer metastático e morte em 17%, de acordo com um estudo publicado pelo JAMA Network Open.
Os benefícios da vitamina D3 em limitar as metástases – ou propagação da doença para outros órgãos – e a gravidade foram observados em todos os tipos de cancro.
Este feito foi particularmente proeminente entre os participantes do estudo que mantiveram um peso saudável.
“A mensagem principal é que a vitamina D pode reduzir a chance de desenvolver metastástases ou ter um desfecho fatal entre adultos sem diagnóstico de cancro”
Este estudo destaca que a obesidade pode conferir resistência aos efeitos benéficos da vitamina D“, disse Chandler, professor assistente de medicina do Hospital Brigham and Women’s em Boston.
A pesquisa conduzida por Chandler e seus colegas é um acompanhamento do Estudo Vital em andamento. O estudo avalia se a ingestão diária de suplementos de vitamina D3 – numa dose de 2.000 unidades internacionais – reduz o risco de desenvolver cancro, doenças cardíacas e AVC e em pessoas que não têm um histórico anterior dessas doenças.
A população do estudo inclui cerca de 26.000 pessoas, onde aproximadamente metade das quais toma suplementos de vitamina D3 diariamente, enquanto a outra metade recebeu um placebo. Numa média de aproximadamente cinco anos, cerca de 6% dos participantes dos grupos da vitamina D e do placebo desenvolveram cancro, sendo o cancro de próstata, mama e pulmão os mais comuns.
No entanto, apenas 1,7% dos participantes do grupo da vitamina D desenvolveram doença metastática ou morreram, em comparação com 2,1% no grupo do placebo, disseram os pesquisadores.
Além disso, tomar vitamina D3 combinado com a manutenção de um peso saudável reduziu o risco de câncer metastático e morte em cerca de 40%, de acordo com os pesquisadores.