Será coincidência que os animais mais fortes e robustos do planeta sejam herbívoros? Vejamos o caso dos gorilas, rinocerontes, elefantes, etc. Onde será que estes vão buscar a proteína necessária ?
De facto, está é uma das questões mais frequentes: saber onde é possível adquirir quantidades suficientes de proteína em quem segue dietas vegetarianas estritas (vegan). Esta pergunta torna-se ainda mais relevante em pessoas com exercício físico mais intenso.
As necessidades de proteína variam de acordo com o nosso peso e atividade física. Alguém com hábitos mais sedentários poderá precisar apenas entre 30-50g de proteína por dia enquanto que atletas de alta competição poderão chegar a valores superiores aos 120g!
É importante lembrar que todos os alimentos acabam por conter alguma quantidade de proteína (mesmo a fruta, vegetais e cereais) e os estudos demonstram que alguém que faça uma alimentação variada consegue alcançar as necessidades básicas, mesmo que não faça por isso!
No entanto, no caso de desportistas poderá ser sensato aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas de forma a compensar as suas necessidades aumentadas.
As melhores fontes de proteína encontram-se nos frutos secos, leguminosas e sementes, eis alguns exemplos:
100g de amêndoas -> 21g de proteína
100g de nozes -> 15g
100g de feijão preto -> 21g
100g de favas -> 21g
100g de lentilhas -> 9g
100g sementes de cânhamo -> 33g
100g sementes de chia -> 17g
100g sementes de abóbora -> 19g
100g de sementes de linhaça -> 18g
100g de sementes de girassol -> 21g