Olá! Vamos chucrutar? 🙂
O Chucrute é um pickle de couve tradicionalmente utilizado no Norte da Europa que, além de saboroso e benéfico, é bastante fácil de preparar!
Os pickles constituem uma parte importante da Alimentação Macrobiótica e são fantásticos, tais como os outros alimentos fermentados (Azeitonas, Miso, Shoyu, Kéfir, etc.), para a saúde do nosso sistema digestivo!
Os alimentos fermentados:
Além disso, fazer pickles, é uma forma de aproveitar vegetais que estejam em excesso, conservando-os durante longos períodos de tempo sem necessitarmos de frigorífico!
Mas, é essencial que o processo de fermentação seja natural! O que geralmente não acontece com os pickles de supermercado! Assim, hoje, partilho convosco o procedimento que tenho utilizado para fazer Chucrute!
Abri hoje este frasco que fiz há cerca de 2 meses e está ótimo!
Juntem 1 colher de sopa de Chucrute todos os dias ao vosso prato ou usem-no em sandes, saladas, etc. O vosso corpo agradece! 😉
Cá vai a receita…
Ingredientes:
Preparação:
Ao fim de, no mínimo, 7 a 15 dias, abrir o frasco e consumir. Ao abrir o frasco deve haver efervescência e os legumes devem estar crocantes. Após abertura, guardar no frigorífico.
Em todo o processo, as mãos devem estar bem lavadas e todos os utensílios devidamente higienizados. Podem optar por usar outros legumes sozinhos ou em mistura como: cenoura, nabo, beterraba, couve-roxa, abóbora, rabanete, etc. e, também, por acrescentar temperos a gosto (mostarda, zimbro, cominhos, pimenta, etc.). Depois das primeiras experiências, quando fizerem chucrute, façam-no em grandes quantidades para terem frascos para o ano todo!
Espero que gostem e que se divirtam a preparar este maravilhoso alimento! 🙂
Vamos comer comida de verdade e ser felizes?